segunda-feira, 11 de agosto de 2014

                           Mundo chinês

Alimentação,vestimentas,danças,arte,religião,idio-

mas,escrita e musicas chinesas

   


Escrita e idiomas

A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem
outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.








Religião

A China é um país de muitas religiões e conta com mais de 100 milhões de crentes. Professam-se o budismo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo. Além destas, há o taoísmo, próprio do país, o chamanismo, a igreja ortodoxa oriental e a religião dongba. Naturalmente, as diversas etnias e pessoas têm religiões diferentes: o islamismo se professa entre as etnias Hui, Uygur, Cazaqui, Quirguiz, Tártara, Usbequi, Tajik, Donxiang, Salar e Bonan, o budismo tibetano (também chamado de lamaísmo) entre as etnias tibetana, mongol, Lhoba, Monba, Tu e Yugur, entre as etnias Dai, Blang e De'ang, o budismo da seita hinayana, entre as etnias Miao, Yao, Yi e outras há uma boa quantidade de católicos e protestantes, entre a etnia Han há budistas, protestantes, católicos e taoístas.






Culinária
A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.



Arte
A estética da sua arte reúne todos estes elementos: simbolismo ideológico, extrema antiguidade, evolução particular e complicada dos conceitos artísticos, fundamento mágico-religioso da suas crenças. O seu estudo é, pois, delicado se se quiser aprofundar.



 Música

A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.

Dança
As danças a seguirsão exemplos faceis,de dança chinesa.

 Vestimentas
As mangas são volumosas e eles preferem as vestimentas longas.]

Os três tipos principais da tradicional vestimenta chinesa são o pien-fu, o ch'ang-p'ao ou um longo robe e o shen-i. Típico destes três tipos de roupas, além de seus cortes largos e mangas volumosas, era um padrão que utilizava principalmente linhas retas e um ajuste solto formando dobras naturais, independente se o artigo de vestuário era pendurado diretamente ou era usado com uma faixa à cintura.

Na moderna sociedade de Taiwan, os homens são vistos freqüentemente em ocasiões sociais usando o tradicional e refinado vestido longo chinês; as mulheres usam freqüentemente o ch'i-p'ao, uma forma modificada da moda da tradicional da Dinastia Ch'ing, em ocasiões formais. Os mais abastados só querem usar roupa de marca. Chique, hein?